10 Passos para a Criação de um Filme – 5º Storyboard

 

O que chamamos de storyboard é bem parecido com o desenho em quadrinhos. São ilustrações feitas para que se possa visualizar o que será gravado posteriormente. Essa técnica começou a ser desenvolvida nos estúdios Walt Disney, ainda na década de 30, e consiste em ilustrar as principais cenas de um filme, a fim de que a aparição da cena na tela se assimile o máximo possível com o resultado antes obtido por meio da ilustração. Para diversas empresas do ramo cinematográfico, o profissional especializado em storyboard tem cadeira cativa em suas produções.

O storyboard ajuda o diretor no que diz respeito a se ter uma noção do que está no roteiro, como enquadramento ou planos de câmera, ou seja, é uma excelente ferramenta, pois o roteiro poderá ser visto em forma de ilustração. As técnicas utilizadas para o storyboard tiveram seu início nas animações, mas, ao longo dos anos, foram se adaptando ao mercado cinematográfico, peças de publicidade e até mesmo à televisão.

Todo contexto de cena de um filme pode ser trabalhado após a finalização do storyboard, lembrando que passar a intenção somente por palavras pode ser muito vago, mesmo com riqueza de detalhes. Já com uma figura esboçando o que se deseja, todos os envolvidos irão entender da mesma forma, exemplo disso, é que, por meio do storyboard, é possível descrever quando uma cena terá humor, suspense e assim outras tantas informações que se queira passar.

Deixe um comentário