O pintor e gravurista japonês Katsushika Hokusai fez muito mais do que a famosa onda de Kanagawa

Você provavelmente já viu a mais famosa do pintor japonês Katsushika Hokusai, embora talvez nem saiba disso. Estamos falando da xilogravura A Grande Onda de Kanagawa (foto em destaque), a primeira da sua série que ficou conhecida como Trinta e seis vistas do monte Fuji. Mas ela não é a única expressão da genialidade do artista.

Katsushika realizou milhares de cópias da gravura usando o molde e elas estão hoje espalhadas por diversos países. Natural de Edo (onde hoje se encontra Tóquio), o artista viveu entre os anos 1760 e 1849. Durante o período, sua produção chegou a mais de 30 mil obras, incluindo gravuras, pinturas, desenhos e livros. Ele faz parte do movimento estético Ukiyo-e, bastante famoso no Japão entre os séculos 17 e 19.

onda5

Foi com apenas 6 anos que o artista começou a pintar. Ao longo da vida, ele assinou suas obras com ao menos 30 nomes diferentes. A mudança não era apenas uma excentricidade sua, mas uma prática comum entre artistas japoneses durante o período. Mesmo assim, estima-se que Katsushika tenha sido o pintor que mais nomes usou durante sua vida.

onda6

Suas principais obras mostram paisagens e a vida cotidiana no Japão da época. Durante um período, o artista também se dedicou a criar obras eróticas. Independente do período ou do nome utilizado por ele, todas as suas criações apresentam a mesma delicadeza e atenção aos detalhes que o tornaram um dos grandes representantes da arte japonesa no período.

onda2

onda4

onda3

onda20

onda19

onda18

onda17

onda16

onda15

onda14

onda13

onda12

onda11

onda10

onda8

onda7

Todas as fotos © Katsushika Hokusai/Domínio Público

*Surpreendente e inovadora, a JAPAN HOUSE abriu em São Paulo como ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa. Um lugar de encontro, de intercâmbio cultural, de lazer e de grandes oportunidades para os visitantes mergulharem em uma das culturas mais ricas dos nossos tempos.

No Hypeness, nos batemos pela diversidade e pela troca e é por isso que decidimos nos unir a esta celebração da cultura japonesa, em um canal que mostrará o melhor do Japão contemporâneo e que certamente será um ótimo aperitivo para todos quantos decidirem conhecer este espaço no coração de São Paulo.

Você também pode seguir as novidades da Japan House pelo Facebook ou Instagram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s