5 apps de câmera do Android com suporte a controles manuais e formato RAW

Se você já está familiarizado com câmeras profissionais ou gosta de fotografar, provavelmente já conhece o diferencial do formato RAW. Em resumo, podemos dizer que as fotos em formato RAW possuem a totalidade de dados visuais capturados pelos sensores da câmera de modo puro e descompactado, sem perdas de informação, como ocorre com o popular JPEG.

É esse formato que o processador de imagens da câmera usa para produzir os arquivos JPEG que utilizamos para postar na internet. Apesar de o JPEG já trazer bons resultados, os fotógrafos profissionais sempre vão preferir o formato RAW, simplesmente pelo fato de ele atingir o máximo de qualidade com as fotos. Tipicamente, os smartphones não registram imagens em RAW, pois esses arquivos ocupam bem mais espaço.

Contudo, as versões mais recentes do Android possuem a possibilidade de salvar fotos em RAW, e existe um número crescente de aparelhos com Android com tal recurso. Nativamente, as imagens são salvas nos formatos DNG (a extensão popular do RAW) em dispositivos com Android 5.0 Lollipop e Camera2 API. Por isso, se você tem um smartphone com Camera2 API, veja abaixo quais apps você pode usar para registrar imagens em RAW:

Primeiramente, é interessante utilizar o Manual Camera Compatibility para verificar se o aparelho Android em questão possui suporte ao foco manual e ao formato RAW, além de conferir se há Camera2 API. Depois, com o aplicativo Manual Camera você pode registrar imagens manualmente com bem mais liberdade, alterando o foco, a velocidade do obturador, o ISO e, é claro, salvar as imagens diretamente em RAW.

2 – Camera FV-5 (R$ 9,25)

Esse app traz o conceito das câmeras DSLR e é totalmente focado nos controles manuais. Novamente, aqui você terá bem mais liberdade para ajustar aspectos como foco, velocidade do obturador, ISSO, entre outros. Além disso, existem modos inteligentes que você pode utilizar, priorizando o temporizador e a velocidade. Caso deseje, as configurações também podem ser realizadas de modo automático.

3 – AZ Camera (Grátis)

O AZ Camera é bastante semelhante aos dois aplicativos mencionados anteriormente, porém possui um diferencial muito significativo: é gratuito. Contudo, algumas funcionalidades exigem que você pague um determinado valor para utilizá-las (como gravar vídeos com controles manuais). No entanto, se o que você está procurando é só registrar fotos em formato RAW, fique tranquilo, pois o AZ Camera oferece esse recurso gratuitamente.

4 – A Better Camera (R$ 2,51 e Grátis)

A versão integral do app A Better Camera está em promoção, com desconto de 50%, então aproveite se você está procurando por um aplicativo mais profissional. Contudo, é indicado que antes você baixe o app gratuito para verificar se ele funcionará 100% no aparelho, já que o RAW desse app só é compatível com um determinado número de dispositivos. Outras funcionalidades interessantes também estão presentes no software, como HDR+, modo noturno, imagens panorâmicas de alta resolução, remoção de objetos etc.

5 – Mi2RAW Camera (Grátis)

Por último, apresentamos o app Mi2RAW Camera. Apesar de registrar as imagens em formato RAW, aparentemente somente alguns smartphones são compatíveis com o aplicativo (como o Xiaomi MI2, MI3, LG G2 e OnePlus One). Aparelhos que não são compatíveis com o app, nem vão rodá-lo corretamente. Há também algumas opções de edição mais cruas, apesar de ele não ser tão completo quanto os anteriores.

POR IAN CASTELLI
 02 NOV 2015
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: