O filme será lançado para convidados e a imprensa na noite do dia 22/08, a partir das 20 horas, no MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo (SP). Durante a noite de estreia serão feitas duas exibições – às 20h e 21hs. 

E a partir do dia 23/8, estará disponível para acesso gratuito no site da produtora Sagaz Filmes – www.sagazfilmes.com.br

 

Arquétipos da personalidade humana são o tema do 
curta-metragem Anthropos, parceria entre a Sagaz Filmes 
e o estilista João Pimenta

O curta traz cinco alfaiates que têm o desafio de unir cinco elementos em um único ser. A direção é de Renata Sette e a história e o roteiro são assinados por Marcelo Aleixo Machado

Agosto de 2016 – Como unir as facetas e desejos díspares que existem dentro de um homem para que caibam num único ser? Essa é a ideia central do curta-metragem “Anthropos”, produzido pela Sagaz Filmes em parceria com o estilista João Pimenta, e com produção executiva de Silvia Sivieri e Sarina D’Avila.

Com a proposta de questionar a influência da moda sobre a formação da psique humana através do processo de construção de cada peça, a história de “Anthropos” expõe um conflito de sentimentos por meio da direção impactante de Renata Sette, com história roteirizada por Marcelo Aleixo Machado – um dos roteiristas do longa “Mais Forte que o mundo – A história de José Aldo”.

“O filme é uma combinação de acontecimentos felizes que começa com o desejo de contar uma história que envolvesse a arte da moda, passa pela aposta das produtoras executivas Silvia Sivieri e Sarina D’Avila nessa idéia, a escolha do João Pimenta e sua obra, a história e roteiro do Marcelo Aleixo Machado, a liberdade de criação, uma sintonia durante todo o processo de produção e termina em Anthropos”, comenta Renata Sette.

“Temos uma questão (eu e a Renata): onde estão os filmes de moda brasileiros? Temos alguns conosco, de marcas internacionais, que curtimos muito e fazer Anthropos começou a matar uma vontade. Coisa que teria sido impossível sem um visionário como o João Pimenta”, completa Marcelo Aleixo Machado.

“Anthropos” fala do subconsciente e de aspectos da personalidade humana. O curta-metragem mistura em doses iguais a teoria da análise psicanalítica de Jung, moda contemporânea e cinema. A narrativa mostra a alfaiataria e seus praticantes como mentores dessa jornada épica, a jornada de um ser humano que procura a sua unicidade.

“Para mim a roupa sempre teve um papel muito importante de comunicação. Sempre valorizei minha veia artística e com esse curta consigo misturar moda e arte de forma mais concreta. É uma grande conquista!”, afirma João Pimenta.

O papel dos alfaiates quase cirurgiões é fundamental nessa busca, capaz de encontrar maneiras de unir as diferentes facetas e idiossincrasias para fabricar um traje especial, capaz de levar o consciente e o inconsciente a um estado de harmonia que é a busca de todo ser humano.

Esse ser busca unir tudo que existe dentro dele: a paixão, o conformismo, a experiência, a loucura e tantos outros aspectos arquetípicos da personalidade. “Anthropos” é sobre isso, sobre essa saga que simboliza o papel e a influência da moda sobre a psicologia de cada um de nós.

“Estar diante de uma proposta como esta, a torna irrecusável. Produzir Anthropos, foi um ponta pé inicial para projetos autorais dentro da Sagaz, unindo profissionais extremamente talentosos e dedicados que trouxeram o seu melhor pra que ele pudesse acontecer,” comenta Silvia Sivieri, “Acompanho a carreira do João e sempre achei a maneira dele retratar a moda muito instigante. Promover essa parceria da Sagaz com o João foi certeiro para o projeto, estávamos todos movidos pelo desejo de desmistificar o olhar para a moda, para o fashion, para os ‘Fashion Films’.  As roupas que o João produziu para o filme não são looks, são figurinos que compõem a narrativa do filme. Anthropos se propõe a contar uma história, a emocionar, vai além da estética,” completa Sarina D’Avila.

O curta-metragem será exibido para convidados na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Mis) e, a partir do dia 23, poderá ser conferido no site da Sagaz Filmes.

 

ACESSE AS IMAGENS DO CURTA E DA EQUIPE: 

https://goo.gl/L0GRbJ

 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA CONFERIR AS PÍLULAS DO CURTA:

https://vimeo.com/166570304

https://vimeo.com/166570305

https://vimeo.com/166570307

https://vimeo.com/166570306

https://vimeo.com/166570308

https://vimeo.com/166570309

CRÉDITOS

TÍTULO
Anthropos

PRODUTORA
Sagaz Filmes

DIRETORA
Renata Sette

HISTÓRIA E ROTEIRO
Marcelo Aleixo Machado

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Paulo de Tarso Disca

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Silvia Sivieri e Sarina D’Avila

DIREÇÃO DE ARTE
Luiz Henrique Lopes Pinto

FIGURINO
João Pimenta

MAKE & HAIR
Equipe Retro Hair, Mauro Oliveira, Luiz Mufato e Giuseppe Siggia

CONSULTORIA DE CARACTERIZAÇÃO
Pietro Schlager

CARACTERIZAÇÃO
Juliana Fraga Costa

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Maria Luisa Ferrari Caetano

PRODUÇÃO
Marcelo Ferrari Caetano

PREPARAÇÃO DE ELENCO E CASTING
Bruno Costa

ELENCO – ALFAIATES
Bernardo Valença, Bruno Autran,
Felipe Rosa, Filipe Lacerda, Ze Trassi

ELENCO PRINCIPAL
Maurício Ludewig (tímido),
David Wedenfilm (telemaco), Renan Bleaste (rebelde), Roberto Alencar (padre), Fagundes Emanuel (jovem), Raymundo Souza (velho) e Bryan Marczewski (cubo)

PÓS-PRODUÇÃO
Sagaz Filmes

MOTION GRAPHICS
Christian Luis

MONTAGEM
Oswaldo Santana e Renata Sette

ASSISTENTE DE MONTAGEM
André Maziero

COORDENADORA DE PÓS-PRODUÇÃO
Suende Vargas Cruz

COLORISTA
Core Color Grading Services

TRILHA SONORA ORIGINAL
Tentáculo Áudio, Arthur Deocledt

SOUND DESIGN
Tentáculo Áudio, Patrick Dantas