Estrutura permite criar qualquer carro de maneira virtual. Novidade já foi reconhecida com prêmio da inovação no Festival de Publicidade de Cannes

Até agora, as produções audiovisuais com carros tem sido dificultados por diversos fatores, desde a disponibilidade do próprio carro, que pode sofrer revisões de modelo, até o acesso limitado à locais para gravações que rapidamente podem se tornar irrelevantes. Em colaboração com a JemFX, a Performance Filmworks e a Keslow, a produtora The Mill criou o The Blackbird, uma solução que promete revolucionar a forma que publicidades de carros são feitas.

Trata-se de uma “carro-plataforma” que pode ajustar seu chassi para coincidir com o comprimento e largura exato de praticamente qualquer carro, permitindo a gravação em qualquer lugar e hora, sem a necessidade do carro real. Com um motor elétrico, o The Blackbird pode ser programado para imitar as curvas de aceleração e mudanças de embreagem de qualquer carro, além de oferecer uma suspensão ajustável para alterar a altura, rigidez e amortecimento da direção, replicando as características típicas de direção dos veículos.

Foram dois anos de desenvolvimento que culminaram na construção do The Blackbird pelos melhores técnicos da JemFX, os mesmos responsáveis pelo lendário jato supersônico Blackbird SR-71, usado pelo governo norte-americano para reconhecimento estratégico.

O The Blackbird é capaz de capturar imagens e dados de alta qualidade graças ao seu conjunto de câmeras e sua unidade de estabilização feito sob medida em parceria com o renomado e premiado técnico da Filmworks, Lev Yevstratov. Uma combinação de imagens HDR e escaneamento 3D à laser gera uma versão virtual dos ambientes, produzindo renderizações de computação gráfica realísticas. Além disso, a The Mill desenvolveu um aplicativo personalizado que permite que o usuário veja o veículo em realidade virtual, com acompanhamento ao vivo direto do local.

Seja para a criação de publicidade ou para visualizar as últimas inovações no design do carro, o The Mill Blackbird inspira e expande as possibilidades criativas, oferecendo uma ferramenta de produção realmente flexível sem sacrificar a qualidade.

“Podemos dizer, sem qualquer equívoco, que o The Mill Blackbird é uma ferramenta para resolver problemas reais na indústria publicitária. Não é um projeto vaidoso. Foram necessidades reais dos nossos clientes publicitários que fizeram com o que o Blackbird surgisse, e o suporte e contribuições constantes deles, nos ajudaram a moldar o design da solução, tornando-a essa verdadeira inovação”, disse Alistair Thompson, vice-presidente executivo da The Mill.

O dispositivo já foi inclusive reconhecido com a premiação Leão de Ouro de Inovação no Festival de Publicidade de Cannes, um dos mais importantes prêmios mundiais do setor.