26 lugares de tirar o fôlego para visitar na América Latina

Quem disse que você, brasileiro, precisa ir muito longe para ser feliz? Que nada! Além do Brasil, toda a América do Sul faz bonito no quesito “viagem dos sonhos”. Entre praias, desertos, montanhas, esculturas geológicas, cidades históricas, ilhas e paisagens cercadas por uma natureza exuberante, esses 26 lugares mais “perto” de casa podem fazer você reconsiderar suas férias do outro lado do mundo.

Na lista estão cinco destinos brasileiros paradisíacos e bem distintos, daqueles que causam até inveja aos gringos: Floresta Amazônica, Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Jericoacara e Ouro Preto. Já no restante da América Latina, a Bolívia e o Chile figuram sempre como grandes e atraentes viagens para aventureiros que curtem a vida de andarilhos, pois grande parte dos lugares são de difícil acesso de carro e possuem muitas trilhas.

Confira abaixo quais são e segure seu fôlego:

1 . Lago Atitlán, Guatemala

Cercado por três vulcões, este é o lago mais profundo em toda a América Central. Atitlan significa “na água” em Nahuatl.

01

2 . Bayahibe, República Dominicana

Uma das melhores atrações é mergulhar em torno de três naufrágios que estão debaixo d’água. O segundo, é claro, é curtir a praia.

02

3 . Machu Picchu, Peru

Criada em 1.450, Machu Picchu é o símbolo da cidade do antigo império inca. Quando for, certifique-se de estar pronto pra tudo – a caminhada vai te deixar certamente cansado, mas vale a pena a cada passo.

03

4 . Salar de Uyuni, na Bolívia

Esta é a maior planície salgada do mundo inteiro. É também onde o céu e a terra se misturam, o que te dá a oportunidade de tirar fotos sem fim.

04

5 . Cataratas do Iguaçu, entre Brasil e Argentina

Do lado do Brasil, você pode fazer um passeio de helicóptero em torno das quedas. O lado argentino tem um trenzinho que leva os turistas às cataratas. Faça a sua escolha e boa viagem!

05

6 . Ilha de Páscoa, Chile

As grandes estátuas que tornam a Ilha de Páscoa conhecida são chamadas de Moai. Um total de 887 delas foram encontradas na misteriosa ilha.

06

7 . Ilha de Capurganá, Colômbia

Esta ilha permaneceu despercebida até a década de 1970 e lentamente tornou-se o destino de viagem preferido dos colombianos. Não há veículos a motor autorizados por lá.

07

8 . Torres del Paine, Chile

Se você gosta de caminhar, estará em seu lugar favorito no mundo. Mas por se tratar de um parque nacional, os visitantes não estão autorizados a deixar a trilha.

08

9 . Jericoacoara, Brasil

Muitas vezes chamado de paraíso na Terra, esta praia no nordeste do Brasil é cercada por dunas gigantescas. Para chegar lá é preciso subir em um buggy e dirigir por algumas horas. Chegando lá, é só descansar na rede.

09

10 . Ushuaia, Argentina

Esta é a cidade mais austral do mundo. O mês mais quente é janeiro, durante o qual as temperaturas médias chegam a 10° C.

10

11 . Fernando de Noronha, Brasil

Fernando de Noronha é um arquipélago de 21 ilhas e ilhotas. Devido à importância das espécies naturais que ali vivem, os turistas pagam uma pequena taxa de preservação ambiental que é cobrada no momento da chegada.

11

12 . Cartagena, Colômbia

Cartagena é a cidade mais associada com os piratas do Caribe. A cidade antiga é um ótimo lugar para se perder e desfrutar um pouco da cultura local.

12

13 . Ilha de Galápagos, no Equador

 O oceano ao redor do arquipélago é uma reserva marinha e santuário de baleias.

13

14 . Floresta Amazônica, fronteira com o Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia

O “pulmão do mundo” tem mil e uma coisas incríveis para se fazer, que vai além de desbravar rios e florestas. Hotéis no meio da selva, cruzeiros pelos rios e visitas às tribos são apenas algumas das opções.

14

15 . Punta del Este, Uruguai

Punta del Este certamente é o destino para quem quer curtir uma junção perfeita de praia, vida noturna, cultura e comida boa.

15

16 . Deserto Ica, Peru

 É uma miragem? Não, é o Deserto Ica que tem um incrível – e real – oásis no meio. E mais: a área é conhecida por produzir a famosa aguardente Pisco.

16

17 . Holbox, México

A ilha é separada da terra principal por um lago raso, e serve como casa de flamingos e pelicanos. Se você for durante o mês certo pode até ver os tubarões-baleia.

17

18 . Tayrona, na Colômbia

As temperaturas variam entre 81-95 ° F e é super úmido. Isso faz com que Tayrona seja ideal para uma ampla gama de espécies possam viver lá, como mais de 300 tipos diferentes de aves e 15 espécies de répteis.

18

19 . Green Lagoon, na Bolívia

Sua cor varia do azul turquesa ao esmeralda escuro dependendo da perturbação causada por ventos aos sedimentos no lago. Os pigmentos são tão fortes que você pode ver a cor do céu.

19

20 . Vale Cocora, Colômbia

Este vale é um santuário de vida selvagem e também atua como preservação para a palma de cera – o símbolo nacional da Colômbia.

20

21 . Los Roques, Venezuela

Esta área é composta por cerca de 350 ilhas, ilhotas e ilhéus. Você pode desfrutar das praias de areia branca ou ir  de snorkeling a um recife de coral. É uma grande atração turística alternativa em comparação com as praias caribenhas.

21

22 . Monteverde Cloud Forest, Costa Rica

Noventa por cento da área é constituída por floresta virgem, o que significa que há uma biodiversidade extremamente elevada, com mais de 2.500 espécies de plantas, 100 espécies de mamíferos, 400 espécies de aves, 120 espécies de répteis e anfíbios, e milhares de insetos. Quer mais?

22

23 . Baños, Equador

Você pode desfrutar de fontes termais, tirolesa, o balanço mais assustador e mais legal do mundo – que fica em um penhasco enorme -, e um pouco da história desta cidade.

23

24 . Glaciar Perito Moreno, Argentina

Se você for durante o verão, você pode ver a geleira quebrar em enormes pedaços ao assistir como ela derrete. Você também pode caminhar no gelo e beber um pouco de uísque com gelos naturais. Não se preocupe, a geleira é uma das três do mundo que está realmente crescendo.

24

25 . Deserto de Atacama, Chile

É comumente conhecido como o lugar mais seco do mundo.  Seu solo foi comparado ao de Marte.

25

26 . Ouro Preto, Brasil

A charmosa cidade mineira colonial é um ótimo lugar para ver museus, igrejas e arquitetura barroca. Além disso, ferve durante o Carnaval.

26

Fotos: Buzzfeed, nelsonhdcruz, gtravelonline, wikipedia, gru.edu, C.Laceta

*Esta lista foi feita originalmente pelo site Buzzfeed.