Imagens dos zeppelins criados há 90 anos na Inglaterra são reveladas

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
O dirigível R-100
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Construção do dirigível britânico R-100

Em 1925, surgiram os dirigíveis R-100 e R-101, zeppelins criados durante a busca britânica por uma forma inovadora e rápida de alcançar longas distâncias. Eles fizeram parte de um programa do governo inglês que desenvolveu aeronaves para melhorar a comunicação com suas colônias, como o Canadá, a Índia e a Austrália. Depois de 90 anos, fotografias históricas das gigantes estruturas estão conquistando internautas graças à magnitude das construções.

Os dois dirigíveis competiam pelo título de primeira aeronave britânica. O R-100 foi projetado e construído pela inglesa Airship Guarantee Company e planejado para ser extremamente luxuoso. Já o concorrente,  R-101, foi criado pelo British Air Ministry visando a praticidade.

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Passageiros olham pela janela do dirigível
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
O R-101

A criação do R-100 aconteceu há 90 anos em um hangar de Yorkshire, mas o gigante só levantaria vôo no dia 16 de dezembro de 1929 em Cardington, na Inglaterra. A aeronave era movida por seis engrenagens alimentadas por gasolina, e suportava 100 passageiros e uma equipe de 37 pessoas.

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Passageiros do R-101
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
O R-100 em construção

A aeronave foi criada para transportar civis e tinha largas janelas panorâmicas, que permitiam que os passageiros observassem o mundo lá de cima. Além da vista impressionante, a disposição dos ambientes e a decoração também eram de tirar o fôlego. Os viajantes podiam passear entre um salão principal e a área de jantar através de uma grande escada com duas bifurcações.

Posteriormente o dirigível ficou conhecido como um “pequeno hotel”, pois era extremamente luxuoso. Com três deques, os passageiros podiam dormir em 14 quartos duplos ou 18 cabines quádruplas.

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
O dirigível britânico R-100 durante um percurso

 

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Passageiros do luxuoso R-101

O primeiro itinerário do R-100 tinha como destino final a Índia, mas o caminho foi direcionado para o Canadá após os criadores identificarem excesso de calor. A viagem para o Quebec durou 78 horas, e, durante o mês que ficou no país, a aeronave teve sua estrutura danificada por uma tempestade. Foi em Montreal que ela foi reparada antes de seguir o caminho de volta para a Inglaterra.

A queda do R-101

Já o R-101 não teve a mesma sorte. Ele embarcou para a Índia, mas quando sobrevoou a França, no dia 5 de outubro de 1930, foi atingido por uma grande tempestade e caiu em Beauvais. Apenas oito das 54 pessoas a bordo sobreviveram. Por causa da fatalidade, o dirigível nunca mais decolou e foi vendido por menos de 600 libras.

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Construção do R-101

 

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Passageiro observa a vista do R-100

 

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Acidente do R-101
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Acidente do R-101
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Estrutura do dirigível sendo construída
Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
R-100 em seu primeiro vôo

 

Dirigível britânico (Foto: Getty Images/ Divulgação)
Escombros do R-101