Fotos revelam as cores reais do cenário usado em 1964

Editora Globo (Foto: Editora Globo)Abertura do seriado exibido pela rede ABC entre 1964 e 1966

Não há como negar. A Família Addams é referência essencial no quesito estética assustadora desde 1938, ano em que nasceu a série de quadrinhos de Charles Addams, publicada periodicamente no New York Times.

ESPECIAL HALLOWEEN: receitas, decoração, lazer e outras matérias

Imagine, então, que o cenário principal, responsável por transportar a trupe arrepiante para a TV, entre 1964 e 1966, era, na verdade, cor de rosa!

Família Addams (Foto: reprodução)O elenco de A Família Addams, filme de 1991, também ficou perplexo com as cores vibrantes do cenário da produção anterior
Família Addams (Foto: reprodução)A sala de estar cheia de peças pitorescas em que Mortícia e Gomes criam seus filhos…
Família Addams (Foto: reprodução)… na verdade parece mais um parque de diversões em candy colors

A revelação ficou a cargo do prolífico fotógrafo Richar Fish (1919-2005), que registrava jardins e celebridades da época e clicou também os cenários de programas de TV para algumas revistas.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)“Preto é uma cor tão feliz”, ensina Mortícia, no cenário que, de preto, não tinha nada

Como a série exibida pela ABC era filmada em preto e branco, para preservar a atmosferadark que Mortícia, Gomes e a família inteira tanto amam, as cores das paredes e dos móveis não importavam. A captação monocromática até facilitava o trabalho de cenografia, pois cortinas, tapetes e poltronas puderam ser reaproveitados de outras produções.

Família Addams (Foto: reprodução)Outro quarto da mansão dos Addams foi decorado com toques de tortura…
Família Addams (Foto: reprodução)… que não ficam menos tenebrosos em cores

Apesar da verdade ter vindo à tona (para o espanto de Angelica Huston e todo o elenco do longa-metragem de 1991) a decoração mórbida com toques góticos e art nouveau, a paleta de tons dessaturados e, é claro, uma overdose de preto, continuam sendo a marca registrada da Família Addams, que foi adaptada para a TV e para o Cinema inúmeras vezes. Tanto que uma casa à venda em Sidney, na Austrália, ficou famosa pela semelhança com a mansão Addams.

Família Addams (Foto: reprodução)A mansão Addams

Quer entrar no clima divertidamente obscuro da Família Addams? Então descubra 13 formas de adotar o gótico suave na decoração.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)“Quando estamos juntos, querido, toda noite é Halloween.”