Evento acontece entre os dias 13 e 29 de novembro na cidade de Tallinn. Filmes brasileiros selecionados poderão solicitar apoio da ANCINE

Preview

Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para a décima nona edição do Black Nights Film Festival, na Estonia. O evento, que ocorre entre os dias 13 e 29 de novembro, busca aproximar amantes e realizadores do cinema internacional e estoniano na cidade de Tallinn.

Filmes brasileiros com duração mínima de 60 minutos, finalizados a partir de 15 de setembro de 2014 poderão ser inscritos na Competição Internacional Principal e na Competição Tridens para Primeiros Filmes, reservada para obras que sejam os primeiros trabalhos de seus realizadores.

A Competição Internacional distribuirá os seguintes prêmios:  Grande Prêmio de Melhor Filme, que dará ao vencedor 10 mil euros a serem divididos entre diretor e produtores; melhor direção, com premiação de 5 mil euros para o vencedor; prêmio especial do júri; melhor fotografia; melhor ator e melhor atriz. Já a Competição Tridens para Primeiros Filmes premia o melhor filme com 5 mil euros e também oferece premiação à melhor fotografia.

Os filmes que não forem selecionados pelo Comitê de Programação para as competições poderão ser convidados a participar da mostra não competitiva. Além das mostras internacionais e das seções dedicadas ao cinema estoniano, o Black Nights Film Festival promove ainda o Subfestival de Filmes Infantis e Infanto-Juvenis, que premiará obras de ficção ou documentário voltadas para o público jovem e o Fórum de Cinema Europeu, que promoverá discussões sobre o futuro do mercado cinematográfico local.

Inscrições

Os interessados deverão, inicialmente, se cadastrar no portal do Black Nights Film Festival, preencher os dados pessoais e enviar, através da página, uma cópia do filme, legendado em inglês, e todo o material especificado pelo comitê examinador no regulamento. Também é oferecida a opção de envio da cópia em DVD por via postal ou da realização de todo o processo por meio da plataforma online Film Festival Life.

Para mais informações, acesse o site oficial do Black Nights Film Festival

Filmes brasileiros selecionados para a competição poderão solicitar apoio da ANCINE

O Black Nights Film Festival é um dos eventos na lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. O programa contempla produções nacionais oficialmente convidadas a participar de 90 festivais internacionais e  projetos audiovisuais convidados para 31 laboratórios ou workshops ao redor do mundo.

Filmes oficialmente selecionados para a Competição Internacional poderão solicitar apoio financeiro do programa e auxílio no envio da cópia ao festival. Clique aqui para saber mais.