Vivendo em um país com um litoral tão extenso e tão bonito como o Brasil, não podemos deixar de explorar os tesouros que estão no nosso quintal de casa. Preparamos uma lista com 10 destinos imperdíveis de mergulho pelo Brasil. Dê uma olhada pois com certeza tem um perto de você!

Salvador
A capital baiana possui diversos pontos de mergulho que, além de muito bons, também ficam muito próximos à costa. As principais atrações são os naufrágios, entre eles o Germânia e o Bretagne, que afundaram no mesmo lugar, o Cavo Artemidi, o veleiro Blackadder e o Galeão Utrecht.

Veleiro Blackadder. Foto: Canal Off.

Fernando de Noronha
É sem dúvida o melhor destino de mergulho do Brasil. O arquipélago é um Parque Nacional Marinho e dispõe de muitos pontos de mergulho, para todos os níveis de experiência, espalhados pelo mar de dentro (lado que fica voltado para o continente) e o mar de fora (lado que fica voltado para o mar aberto). A visibilidade é incrível (quase sempre por volta ou acima dos 30-40 metros) e existe muita vida. Entre os destaques de Noronha estão Pedras Secas, Caverna da Sapata e Corveta Ipiranga V-17 (naufrágio).

Noronha

Laje de Santos
Pertinho da Capital de São Paulo, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos está a 40km da costa de Santos. É uma área protegida, que além de abrigar uma variedade imensa de espécies marinhas, também é o berço de vários tipos de aves. Durante o inverno as raias mantas costumam aparecer por lá. A viagem até a Laje leva em torno de 1h30m de lancha, e é comum avistar pelo caminho golfinhos e até baleias dependendo da época do ano.

Laje de Santos

Ilha Grande
Em Angra dos Reis, a ilha oferece mar calmo e visibilidade razoável na maior parte do ano, o que faz com que seja uma boa opção para mergulhadores iniciantes. Muitas escolas escolhem a Ilha Grande para realizar seus check-outs de cursos. Alguns live aboards oferecem também a opção de mergulhos no mar de fora da ilha.

Ilha Grande

Arraial do Cabo
Na região dos Lagos do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo é considerada a capital do mergulho no Estado e oferece diversos pontos de mergulho excelentes, com opções para iniciantes e mergulhadores experientes. Entre os principais pontos estão: Saco do Cordeiro, Saco do Cherne, Ilha dos Porcos, Anequim e Gruta Azul.

Foto: Pousada Cabufa

Recife
A capital dos naufrágios! São mais de 30 navios naufragados que formam um verdadeiro parque de diversões subaquático. Além disso, Recife tem águas mornas, boa visibilidade e muita vida marinha. Entre os mais famosos estão Vapor de Baixo, Vapor Bahia, Corveta Camaquã, Pirapama, Taurus e Mercurius.

Foto: Canal Off

Natal
A capital potiguar possui pontos de mergulho riquíssimos em recifes de corais e vida marinha. A maioria dos pontos fica um pouco distante da costa, o que exige navegação com uma média de 1h30m de duração. O ponto mais famoso, Batente das Agulhas, fica a 2h30m de navegação, mas o mergulho compensa o tempo de viagem. Outros pontos famosos são Laje da Serra, Laje da Criminosa e Cabeço do Marinha.

Foto: Natal Divers

Bonito
O nome já diz tudo. Bonito tem águas cristalinas e pontos de mergulho incríveis para mergulhadores de todos os níveis de experiência. O snorkelling também é muito praticado pelos turistas que visitam o local. Entre alguns dos principais pontos, estão: o Rio Sucuri, a Lagoa Olho D’água, o Rio da Prata e o Abismo Anhumas, que tem 80 metros de profundidade e tem formações de cones entre os 15 e os 25 metros.

Foto: guia da semana

Porto de Galinhas
No litoral sul de Pernambuco, Porto de Galinhas oferece mergulhos para iniciantes nas piscinas naturais, e também opções de mergulho em naufrágio, como o Gonçalo Coelho e o rebocador Marte.

Rebocador marte. Foto: Aicá Diving

Abrolhos
No litoral sul da Bahia, a região dos Abrolhos, é considerada a área de maior biodiversidade do Atlântico Sul. A área total é de 9,5 milhões de hectares, e está parcialmente protegida pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Entre julho e novembro as baleias jubarte viram a principal atração, pois visitam a região para reproduzir. Entre os pontos de mergulho estão Costela da Siriba, Portinho, e os naufrágios Rosalinda, Guadiana e Santa Catharina.

Foto: © Enrico Marcovaldi/CI-Brasil/adoteabrolhos

por Gabriela Galvão