Evento realizado no Rio de Janeiro promove maratona de 72 horas para a produção de curtas-metragens

Preview

Estão abertas as inscrições para o 72horas Rio Festival de Filmes, que acontece entre os dias 30 de abril e 03 de maio na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O festival, que consiste em uma maratona para a produção de um curta-metragem de até seis minutos em 72 horas, tem como objetivo fortalecer as comunidades criativas da cidade, facilitando novas conexões e enfatizando o potencial de trabalho em equipe durante os três dias de realização. As inscrições vão até o dia 10 de abril.

Sobre o Festival

As filmagens terão como base a Zona Portuária da cidade e, como um dos elementos de conexão estabelecidos, é necessário que as equipes inscritas tenham, pelo menos, um componente morador da região. Interessados podem cadastrar seus perfis no site.

Na cerimônia de abertura do evento, alguns elementos criativos a serem obrigatoriamente inseridos nas produções serão anunciados. A partir daí, cada equipe terá 72 horas para entregar seu filme de ficção, documentário ou animação. Na semana seguinte, entre os dias 07 e 10 de maio, os filmes entregues dentro do prazo serão exibidos no Museu de Arte do Rio (MAR) e uma cerimônia de premiação será realizada no dia 15.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site oficial do evento. Para concorrer, os curtas-metragens inscritos devem ter até 6 minutos de duração, incluindo créditos. Após finalizada, a obra deve ser entregue em um PenDrive dentro de um envelope junto com toda a documentação exigida no regulamento. Todos os filmes devem atender as especificações do 72HORAS RIO Festival de Filmes.

Além da maratona, uma série de oficinas serão realizadas no MAR durante o mês de abril. A programação gira em torno de temas da produção audiovisual e culminará na abertura do desafio do festival. Para mais informações, acesse o site.