por Marcelo Macaue

0000546_bruce_springsteen

Foto Lynn Gosldsmith

Estudar os fotógrafos consagrados é um bom inicio para se tornar um fotografo de Rock. Nomes como Mick Rock, Michael Putland, Elliot Landy, Danny Clinch, L, Terry O´neill, Bob Gruen são uma escola ambulante para estudos.

“Ver boas fotografias é o primeiro passo para fazer melhores fotografias”. (Revista Tudo sobre fotografia)

O fotografo carrega em suas fotografias a sua própria arte, a sua própria cultura. Quando perguntado qual a câmera que uso, respondo que meus olhos e meu coração. Aí está o segredo. A melhor resolução deve estar nos teus olhos.

Faça seus primeiros ensaios fotográficos com sua cybershot, seu celular. Tenha uma base em photoshop para apoio às suas fotos. Não tenha pressa. Após esse período, Hasta la vista babe…vamos fotografar.

david-bowie-nick-ronson-w724

Foto Mick Rock

Qual o seu gênero? Jornalístico ou documental?

O inventor francês Joseph Nicephore niepice, em 1822 consegui a primeira fotografia permanente 1 ano antes da morte de Napoleão, assinalando uma mudança decisiva no comportamento da sociedade que voltou-se à representação da realidade dos eventos contemporâneos, afastando-se da antiga atitude romantica. Essa concepção trouxe um novo tipo de fotografia: O fotojornalismo. Mathew Brady é o primeiro representante da fotografia jornalística, cobrindo com mais 21 assistentes a Guerra civil americana.

Bob_Gruen-Led_Zeppelin

Foto Bob Gruen

A fotografia documental, na metade do século XIX teve um papel fundamental ao mostrar ao mundo a terrível realidade da pobreza. Isso foi possível através da câmera e da fotografia documental, que tem como principio narrar a vida das pessoas em forma de ensaio ilustrado.

Gênero definido, vamos ao Rock and Roll.

O ideal é estar com pouco equipamento para não correr o risco de ficar esbarrando nas pessoas que pagaram para assistir ao show. Uma boa câmera, lentes claras 50 mm ( 1.4 ou 1.8), 24-70mm (2.8) e uma 70-200m (2.8). Uma dica: Não faça uso do flash.

Fotografar não pode ser na sorte, mesmo que ela esteja sempre com o fotógrafo, mas sim uma sequencia de pensamentos lógicos para alcançar o seu objetivo. Estude qual o tipo de show você irá cobrir. Busque referências. Um vocal de punk trará ao fotografo mais cenas do que um cantor, seu banquinho e violão. Pense em como será seu ensaio fotográfico. O fotografo de show deve se movimentar, buscar o melhor ângulo para a fotografia contar a sua versão da história. Sua imagem pode perpetuar um momento.

DSC_6410

“Se o conceito básico sobre o ponto de vista estiver errado, pouco valor terão todos os processos técnicos”. (Ansel Adams).

O lugar onde o fotografo decide se colocar pode revelar o melhor do show através da fotografia. Saber o que se quer é o melhor caminho para se chegar onde planejou. Veja filmes sobre fotografia, documentários, vá em exposições, conheça novos profissionais da área. A carreira de um fotografo de rock and roll exige saber sentir a musica. Ser um integrante da banda sem ser da banda. Afinal, quando menos se espera, ali pode estar a fotografia que você tanto quer.