Festival de Cinema Latino-Americano tem cem filmes grátis em SP
SCRATCH
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega à sua 9ª edição, que será realizada entre 24 e 30 de julho, com mais de 100 filmes de 15 países da América Latina e do Caribe.


1cvljnuvzi_2f1sx1v2z3_file
Na programação, retrospectivas de filmes e homenagens ao cineasta e produtor argentino Pablo Trapero, à atriz e produtora argentina Martina Gusmán, ao cineasta brasileiro Silvio Tendler e à atriz e produtora Leandra Leal. Todos estarão presentes no evento.
A programação é inteiramente gratuita e acontece no Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo e Cinemateca Brasileira, todos na cidade de São Paulo.
Trapero dirigiu filmes como Família Rodante (2004), Leonera (2008), Abutres (2010) e Elefante Branco (2012), todos exibidos no festival. Já Martina é casada com Trapero e sua sócia na Matanza Cine, uma das principais produtoras do novo cinema argentino. Ela foi protagonista de filmes como AbutresFamília Rodante e Elefante Branco.
29016s51mv_7xtly2n9rw_file
Já SilvioTendler é um dos principais documentaristas do Brasil e já realizou mais de 30 filmes. É membro fundador da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina. Responde por algumas das maiores bilheterias do cinema documental brasileiro, como Os Anos JK – Uma Trajetória Política (1980) e Jango(1984) – o primeiro, visto por 800 mil espectadores, o último, por mais de um milhão de pessoas.
Os dois longas-metragens estão programados na homenagem, assim como produções mais recentes: Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro (2001), Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (2003, exibido no Festival de Cannes), Utopia e Barbárie (2005), Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá (2006, prêmio do público no Festival de Brasília), Há Muitas Noites na Noite – Poema Sujo Ferreira Gullar (2010) e O Veneno Está na Mesa (2011).
Atriz conhecida da televisão, Leandra Leal é neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal. A carioca iniciou sua carreira como atriz no teatro aos sete anos de idade e na televisão um ano mais tarde. Foi revelada no cinema aos 13 anos por Walter Lima Jr. em A Ostra e O Vento (1997), longa pelo qual foi premiada nacional e internacionalmente e incluído na homenagem preparada pelo 9° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.
Também estão presentes dois importantes marcos de sua carreira cinematográfica: Nome Próprio (2007), que o diretor Murilo Salles adaptou do livro Máquina de Pinball, de Clara Averbuck e pelo qual a atriz foi premiada no Festival de Gramado, e O Lobo Atrás da Porta(2013), de Fernando Coimbra, filme vencedor do Festival do Rio e premiado nos Estados Unidos, Cuba e Espanha. Recentemente, Leandra Leal também atua como produtora cinematográfica.

9º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Quando: 24 a 30 de julho de 2014
Quanto: grátis
Onde: Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinemateca Brasileira.
Fonte: http://entretenimento.r7.com/