Interessados tem até o dia 4 de julho para submeter seus filmes. Selecionados disputam o Troféu Redentor em diversas categorias

Imagem

As inscrições para a Première Brasil doFestival do Rio, que acontece entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro no Rio de Janeiro, estão abertas até o dia 4 de julho. A Première Brasil é a seção do festival dedicada à exibição de produções nacionais de longa ou curta-metragem e se divide nas Mostras Competitivas Principais de Ficção, Documentário e Curta-Metragem; na Mostra Competitiva Novos Rumos; e em Mostras Especiais Não Competitivas.

Para ser elegível à seleção da Première Brasil, a obra deve ter o Certificado de Produto Brasileiro – CPB registrado na ANCINE. Para concorrer ao Troféu Redentor, longas-metragens de ficção ou documentário devem ter duração acima de 70 minutos, ser inéditos no Rio de Janeiro e não podem ter sido explorados comercialmente no Brasil. Curtas-metragens podem ter duração de até 15 minutos.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site do festival e, no caso de longas-metragens, enviar três cópias do filme em DVD para o endereço que consta no regulamento ou disponibilizar link para visualização da obra em site de compartilhamento de vídeos. Para os curtas-metragens só é oferecida a opção de inscrição por meio do link para visualização online.

A inscrição do filme na Première Brasil garante a participação no Rio Market, área de negócios do Festival do Rio, mesmo que a obra não venha a ser selecionada para exibição no festival. Para isso, é necessário que o interessado marque o campo correspondente na ficha de inscrição e envie uma cópia adicional, em DVD, obrigatoriamente legendada em inglês. Os formatos de exibição no festival, bem como materiais de divulgação necessários para a efetiva participação do filme no evento, encontram-se no regulamento.

Premiações

As produções exibidas na Mostra Competitiva Principal da Première Brasil disputam o Troféu Redentor nas já tradicionais categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Prêmio Especial do Júri, e Melhor Longa-metragem de Ficção, de Documentário e Curta Metragem pelo voto popular. Dois novos prêmios foram criados para a edição de 2014. A partir deste ano, o Festival do Rio também oferece o Troféu Redentor para o Melhor Diretor de Documentário e para o vencedor do Prêmio Especial do Júri na Mostra Novos Rumos. Esta última mostra premia também o Melhor Filme de Longa-Metragem e o Melhor Filme de Curta-Metragem.

Para mais informações, acesse o site do Festival do Rio ou entre em contato pelo e-mail pbrasil@festivaldorio.art.br