Preview

A 23ª edição do Festival Biarritz América Latina, dedicado à produção cinematográfica latino-americana, está com inscrições abertas. O evento, que acontece na cidade francesa de Biarritz entre os dias 29 de setembro a 5 de outubro, aceita filmes brasileiros nas competições de Ficção (até 21 de julho), Documentários (até 31 de maio) e Curtas-metragens (até 2 de junho).

 

Todos os filmes inscritos devem ter sido produzidos entre janeiro de 2013 e junho de 2014, e devem ser inéditos tanto em mostras competitivas na França (com exceção do Festival de Cannes) como em circuito comercial no país. Para proceder ao envio, é necessário remeter a ficha de inscrição disponível no site, acrescida de uma cópia do filme com legendas em francês, para o endereço indicado no regulamento.

Produções selecionadas para as mostras competitivas poderão solicitar apoio à ANCINE por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede apoios diversos a produções oficialmente selecionadas para eventos no exterior, ajudando a promover o cinema brasileiro no mercado externo. Para o Festival Biarritz América Latina, o apoio prevê a confecção de cópia legendada, o envio da cópia e auxílio financeiro para promoção do filme. Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Apoio.

As obras exibidas no festival concorrem a prêmios de Melhor Filme em cada categoria, a prêmios especiais do júri e a prêmios do público (com exceção dos curtas-metragens); e protagonistas dos longas-metragens concorrem a prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator.

O Festival Biarritz América Latina pretende difundir o conhecimento sobre a cinematografia e a cultura dos países latino-americanos. Além das mostras competitivas, o evento promove mostras paralelas, retrospectivas, homenagens e seções especiais, e uma programação intensa . Saiba mais sobre o Festival Biarritz América Latina no site oficial.