O cineasta Quentin Tarantino sempre agita o mundo do cinema com suas listas de melhores filmes do ano.
Fanático por cinema, o diretor gosta de polemizar incluindo longas detonados pela crítica e filmes independentes pouco vistos.
Na sua lista de 2013, divulgada neste domingo (6) pelo site “The Tarantino Film Archives”, Tarantino não mudou o estilo.
Entre os seus projetos preferidos no ano, há “O Cavaleiro Solitário”, o grande fracasso da Disney e um dos filmes mais trucidados pelos especialistas, assim como “Kick Ass 2”, sequência da adaptação da HQ criada pelo escocês Mark Millar -o primeiro longa entrou na lista de Tarantino há dois anos.
Divulgados em ordem alfabética, os dez filmes de 2013 do cineasta americano de “Pulp Fiction” e “Django Livre” trazem pérolas independentes como “Afternoon Delight”, de Jill Soloway, vencedor do prêmio de direção no último Festival de Sundance, e “Antes da Meia-Noite”, o fim da trilogia romântica de Richard Linklater.
Entres os indies, há um especial: “Frances Ha”, do nova-iorquino Noah Baumbach.
O longa foi financiado pela produtora brasileira RT Features, do paulista Rodrigo Teixeira, que já falou à Folha até sobre possibilidades concretas do filme no Oscar 2014.

Divulgação
Cena do filme "Frances Ha", que teve produção da produtora brasileira RT Features
Cena do filme “Frances Ha”, que teve produção da produtora brasileira RT Features

A lista ainda tem o novo de Woody Allen, “Blue Jasmine”, o terror bem sucedido “Invocação do Mal”, as comédias “É o Fim” e “Drinking Buddies” e o blockbuster mais falado do momento, “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, líder das bilheterias americanas do fim de semana com US$ 55 milhões em três dias.
Fonte: http://bit.ly/199ybIq