Decorrem até 30 de novembro as inscrições de filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, para a 5ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.
Os filmes concorrentes devem ser exclusivamente de expressão portuguesa e ter sido finalizados entre janeiro de 2012 e novembro de 2013, com a duração mínima de setenta (70) minutos no caso das longas-metragens e a duração máxima de vinte e cinco (25) minutos no caso das curtas-metragens.
A 5ª edição do FESTin terá lugar de 2 a 9 de abril de 2014, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e dará destaque ao cinema de Cabo Verde, depois de ter homenageado Moçambique (2010), Portugal (2011), o Brasil (2012) e Angola (2013).
Para além das duas seções de competição (longas e curtas-metragens), o festival volta a integrar a Mostra de Cinema Brasileiro, Mostra de Inclusão Social, homenagens, retrospetivas, oficinas e mesas redondas.
Cumprindo a sua natureza itinerante, o FESTin participará ainda este ano em três festivais de cinema parceiros, com diferentes mostras. De 19 a 26 de outubro, estará uma vez mais presente no CineEco 2013, em Seia, com a Mostra de Inclusão Social. De 15 a 21 de novembro viajará até Luanda para o Festival Internacional de Cinema de Luanda. E, pela terceira vez consecutiva, participará também no Festival Internacional de Cinema da Fronteira, na cidade brasileira de Bagé, de 25 a 30 de novembro, que se estende, este ano, à cidade de Porto Alegre.
O FESTin é produzido pela Padrão Actual, em coprodução com a EGEAC – Cinema São Jorge.
Regulamento completo em:
www.festin-festival.com