Premiado no exterior e destaque no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo do ano passado, “Tabu”, do diretor português Miguel Gomes, estreia no Brasil no dia 14 de junho.
tabu
O longa é focado em três mulheres que vivem no mesmo andar de um prédio em Lisboa: uma idosa temperamental, sua empregada de Cabo Verde e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as demais conhecem uma história de amor e crime que marcou seu passado.
Veja um trecho de “Tabu”:


Para contar esta história, Gomes optou por não usar cores. “Fizemos um trabalho prévio para tentar perceber as tonalidades de cinza que cada cor e gradações de cor davam. Nada de muito cientifico, mas fotografávamos em preto e branco, testes de figurino, provas de maquiagem e adereços”, conta.
“Utilizei uma máquina fotográfica 7D em modo preto e branco para decidir onde colocar a câmera. Quando não há cor, ganha mais relevância a composição e a maneira como a luz entra e se difunde no enquadramento. Mas muitas vezes usamos os olhos para ver e deixamos a ciência de lado.”
“Tabu” ganhou o prêmio de filme estrangeiro do Sindicato Francês da Crítica e foi escolhido o segundo melhor longa de 2012 pela revista inglesa “Sight & Sound”.
Fonte: Site Ultimo Segundo, saiba mais em (http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema)