Serão concedidas 15 bolsas para o programa de residência, que nesta edição também promove festival de cinema.

O AcampaDoc – Acampamento Internacional de Cinema Documental, programa de residência em formação em cinema documental no Panamá, tem inscrições abertas para suas oficinas e para o festival AcampaDoc. O evento acontece entre os dias 7 e 12 de outubro, na cidade panamenha de Villa de Los Santos. As inscrições no festival vão até o dia 1º de agosto e a entrega de projetos para solicitação de bolsas no programa AcampaDoc deve ser realizada até o dia 20 de julho. O AcampaDoc tem o intuito de promover o gênero documentário e fomentar a realização de projeto audiovisuais, por meio da experiência de pesquisa de campo e do desenvolvimento de plataformas para a divulgação eficaz dessa produção para a comunidade. O programa é aberto a estudantes de comunicação e artes visuais interessados em melhorar suas capacidades de investigação documental e num treinamento prático em técnicas de produção audiovisual.
Para se inscrever no programa de residência, os interessados devem preencher o formulário online, enviar uma carta explicando sua motivação e compromisso, um breve currículo e a proposta, de até uma página, para realização de um documentário em curta-metragem, com duração máxima de 10 minutos, abordando o tema “Herança gastronômica”. Durante os oito dias de evento, serão oferecidas oficinas, assessorias de profissionais aos projetos, aulas teóricas e exercícios práticos. Serão selecionados 15 projetos para o recebimento de uma bolsa, que compreende o acesso ao treinamento, hospedagem (para alunos de fora do Panamá) e duas refeições diárias. Para mais detalhes, consulte o regulamento.
Já a primeira edição do Festival AcampaDoc terá o mesmo tema – “Herança gastronômica” – e objetiva a reflexão sobre a cultura da alimentação e a gastronomia como componente do patrimônio intangível das sociedades. O evento será composto por uma Mostra Oficial, pela Seção Bolsa (que exibirá os documentários produzidos no AcampaDoc) e por Mostras Informativas. O envio das obras pode ser feito por via postal ou online, por FTP ou upload do arquivo digital no site Wetransfer. Toda a programação do festival será gratuita para o público. Saiba mais sobre as inscrições de filmes no regulamento específico do festival.
Para maiores informações, acesse o site oficial do AcampaDoc – Acampamento Internacional de Cinema Documental.
acampadoc
Fonte: Site Ancine, saiba mais em (http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias)