As inscrições vão até o dia 15 de agosto. Filmes selecionados para a competição internacional principal poderão solicitar apoio à ANCINE

Estão abertas as inscrições para o Zinebi – Festival Internacional de Cinema Documentário e Curtas-metragens de Bilbao, no País Basco. A 55ª edição do festival acontece entre os dias 15 e 22 de novembro, e as inscrições vão até o dia 15 de agosto. Filmes brasileiros selecionados para a competição internacional principal poderão solicitar apoio à ANCINE por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais. O apoio para o Zinebi é o do tipo A, que compreende a confecção de cópia legendada, o envio da cópia e um auxílio financeiro para a promoção do filme.
Obras brasileiras somente poderão concorrer se tiverem sido produzidas a partir de janeiro de 2012. A duração máxima dos filmes exibidos é de 45 minutos, mas o comitê de seleção se reserva o direito de aceitar obras mais extensas, a seu critério, em casos excepcionais. O processo de inscrição compreende o preenchimento em espanhol, inglês ou basco do formulário no site, e o envio do filme em DVD ou pela plataforma online MoviBeta.
Os filmes em competição serão avaliados por um júri internacional designado pela organização do festival. Obras brasileiras podem concorrer ao Grande Prêmio do Festival, no valor de 7 mil euros, e ao Grande Prêmio Latino-americano, no valor de 4 mil euros, além do troféu Mikeldi nas versões ouro e prata para os melhores em cada categoria (Ficção, Documentário e Animação). O festival também prevê a outorga de menções especiais – no ano passado, o brasileiro “De lá pra cá”, de Frederico Pinto, ganhou a menção especial na categoria Ficção.
Acesse o site oficial do Zinebi – Festival Internacional de Cinema Documentário e Curtas-metragens de Bilbao (http://www.zinebi.com/Zinebi55Preview/index.php/es/menu-principal-3) e saiba mais sobre as inscrições no evento e suas edições anteriores
zinebe
Fonte: Site Ancine, saiba mais em (http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias)