Prazo de inscrição nos concursos em parceria com Argentina, Uruguai, Portugal e Itália se encerra no dia 2 de maio. Serão investidos R$ 4 milhões em 16 projetos

bandeiras3_0

Ainda estão abertas as inscrições nos editais de coprodução cinematográfica com Argentina, Uruguai e Portugal, e no edital de desenvolvimento de projetos em parceria com a Itália. O prazo para envio dos projetos para os concursos, que investirão a soma de R$ 4 milhões na produção de dez projetos de longa-metragem e no desenvolvimento de outros seis, se encerra na próxima quinta-feira, dia 2 de maio.
Os editais organizados em parceria com instituições na Argentina, Uruguai e Portugal preveem a concessão de apoio financeiro a projetos de produção de longas-metragens dos gêneros ficção, documentário ou animação, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas até o dia 18 de março, data de abertura das inscrições. Serão contemplados dez projetos, no total: quatro pelo edital com o INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, na Argentina; dois pela parceria com o ICAU – Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai; e mais quatro como resultado do edital como ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal. No Brasil, podem concorrer projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Projetos de coprodução com participação majoritária brasileira devem ser apresentados pelos sócios locais argentinos, uruguaios ou portugueses.

Já o acordo com a Direzione Generale per Il Cinema, da Itália, diz respeito ao apoio para desenvolvimento de projetos com potencial de coprodução entre os dois países. O edital contemplará um total de seis projetos – três selecionados pela ANCINE e três pelos italianos.

Os projetos devem ser encaminhados em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa para o endereço do Escritório Central da ANCINE. Os regulamentos dos concursos, os formulários e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados aqui.