Evento que acontece em novembro, no Acre, pretende incentivar intercâmbio entre as cidades fronteiriças do Brasil, Bolívia e Peru

pachama

IV Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira, que acontecerá entre os dias 18 e 24 de novembro, na cidade de Rio Branco, no Acre, tem inscrições abertas até o dia 25 de junho. Entre os objetivos do festival estão o incentivo ao diálogo entre diferentes culturas e o intercâmbio social e cultural por meio do cinema entre as cidades fronteiriças da Bolívia, Brasil e Peru.

 

O Pachamama terá três seções competitivas: Longas-metragens Latino-americanos, para produções com duração mínima de 70 minutos, nos gêneros ficção e documentário; Curtas-metragens Latino-americanos, para filmes com duração até 30 minutos, de ficção, documentário e animação; e a novidade desta edição, a mostra Latino Americana de Cinema Comunitário, destinada a realizadores coletivos e/ou individuais de comunidades, sejam coletivos culturais, comunidades indígenas, quilombolas, grupos sociais, associações, entre outros. Nesta categoria, são aceitas obras de ficção e documentário com, no mínimo, 15 minutos de duração, e tenham sido concluídas a partir de 1º de janeiro de 2011. Nas outras categorias, as produções devem ter sido concluídas a partir de janeiro de 2012.

 

Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição de acordo com a competição escolhida e enviá-la impressa e devidamente assinada, juntamente com duas cópias do filme em DVD e outros itens listados no regulamento, para o endereço do festival.

 

Os filmes selecionados concorrem aos prêmios de Melhor Filme Latino-americano, composto pelo Troféu Pachamama e R$ 2 mil; Melhor Curta Latino-americano, que concederá ao vencedor um troféu e a soma de R$ 1 mil; e Melhor Filme Comunitário, cujo ganhador será agraciado com o troféu e a distribuição do filme em circuitos alternativos aliados ao festival. O Pachamama também poderá conceder menções especiais.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do IV Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira.

 

fonte Ancine