Um dos eventos cinematográficos mais tradicionais da América Latina recebe inscrições para mostras competitivas até o dia 17 de maio

gramado2013

Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes e tradicionais eventos do setor cinematográfico no país. O Festival de Gramado, que tem abrangência internacional, com atenção especial para o Brasil e América Latina, acontece na Serra Gaúcha desde 1973, e já foi instituído como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Até o dia 17 de maio, é possível se inscrever para sua 41ª edição, que acontece entre os dias 9 e 17 agosto.

 

O festival promove, além das quatro mostras competitivas (Longa-metragem Brasileiro, Longa-metragem Estrangeiro, Curta-metragem Brasileiro e Curta-metragem Gaúcho), mostras paralelas compostas por produções convidadas pela Coordenação Geral dos Curadores. Podem participar da competição longas-metragens finalizados após 1º fevereiro de 2012 e curtas finalizados a partir de agosto do mesmo ano. Interessados devem preencher o formulário disponível no site, fazer upload dos materiais solicitados durante o processo de inscrição e enviar cópias do filme em Blu-Ray ou DVD (quatro para longas, duas para curtas) para o endereço indicado no regulamento.

 

Os longas-metragens selecionados para a competição de filmes brasileiros terão passagem e hospedagem paga pelo festival para até 5 pessoas da equipe, e receberão um prêmio de exibição no valor de 5 mil reais; curtas recebem o prêmio de exibição no valor de mil reais. Todas as obras exibidas em competição concorrem ao tradicional Troféu Kikito, criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld, além de prêmios em dinheiro: longas concorrem a valores que vão de 5 mil reais (categorias técnicas) a 100 mil (Melhor Filme), e curtas-metragens concorrem a prêmios em valores que variam entre 5 e 15 mil reais. Outros prêmios serão outorgados pelos júris paralelos.

 

Além das exibições de filmes, apresentando uma parcela representativa da recente produção cinematográfica brasileira e internacional, o Festival de Gramado também promove encontros, seminários, paineis e lançamentos de publicações. Para mais informações, acesse o site oficial doFestival de Cinema de Gramado.

 

fonte Ancine