O evento, que acontece em julho na capital peruana, recebe produções experimentais e de documentário até o dia 20 de maio

Transcinema

Está aberto, até o dia 20 de maio, o período de inscrições para o Transcinema – Festival Internacional de Não-Ficção. O evento será realizado entre os dias 4 e 14 de julho na cidade de Lima, no Peru, com exibições em diversas salas de cinema e centros culturais da capital peruana. O objetivo do festival é promover a cidade como espaço de difusão e debate do cinema de não-ficção, um gênero que, segundo os organizadores do evento, compreende a zona fronteiriça entre documentários e ficção, marcada pela liberdade na mistura de formatos e pela síntese entre ficção e informação.

 

Produções brasileiras podem participar da Competição Internacional e da Competição Online, desde tenham sido finalizadas a partir de janeiro de 2012 e possuam legendas em espanhol ou inglês, caso o idioma original seja outro. Não há restrição à duração da obra. Para se inscrever, os candidatos devem enviar a ficha de inscrição disponível no site, duas cópias da obra em DVD ou link do filme, assim como outros materiais exigidos no regulamento, para o endereço do festival.

 

Os filmes selecionados concorrem ao Prêmio de Melhor Filme da Competição Internacional, composto por uma estatueta e mais 2 mil dólares, e o Prêmio Melhor Filme Online, que consiste em uma estatueta e 500 dólares. O festival também concederá os prêmios, Melhor Primeira Obra e Prêmio Transcinema em todas as categorias.

 

O Transcinema também promove o TransLAB – Laboratório Internacional de Não-Ficção, que acontece entre o dias 9 e 12 de julho e é aberto a realizadores e produtores latino-americanos que desenvolvam projetos de longa-metragem documentário ou não-ficção,  que estejam atualmente na etapa de pós-produção. O laboratório oferecerá aos oito selecionados reuniões com profissionais, assessoria personalizada e análise dos projetos, além de prêmios que auxiliem sua finalização. Não-residentes na cidade de Lima receberão hospedagem e alimentação durante os dias do laboratório. As inscrições também vão até o dia 20 de maio. Clique aqui e saiba mais sobre o TransLAB.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do Transcinema – Festival Internacional de Não-Ficção.
fonte Ancine