As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de abril. Filmes devem ter sido realizados por alunos de faculdades ou escolas de cinema e audiovisual

fbcu-2013

A 18ª edição do FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário, previsto para acontecer em agosto no Rio de Janeiro e em São Paulo, recebe inscrições de curtas-metragens brasileiros até o dia 26 de abril. O FBCU visa promover a produção audiovisual desenvolvida em ambiente universitário, promovendo o intercâmbio entre produções brasileiras e internacionais.

 

Estão aptos a participar curtas com até 30 minutos de duração, que tenham sido finalizados a partir de 2011 e não tenham sido exibidos em edições anteriores do FBCU. A direção e pelo menos 3 titularidades de outras funções técnicas devem ser ocupadas exclusivamente por universitários ou estudantes de escolas de cinema/audiovisual brasileiras. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online e enviar a autorização de exibição, documentos comprobatórios da condição de estudante dos realizadores, fotos do filme e uma cópia da obra em DVD, ou seu endereço na internet, para o endereço que consta noregulamento. As inscrições são gratuitas.

 

A seção competitiva do festival se divide nas categorias Nacional e Internacional. Produções nacionais devem ser inscritas na Mostra Competitiva Nacional, não sendo impedidas de participar da Mostra Internacional, a critério da organização do evento. A comissão julgadora premiará os curtas que se destacarem por aspectos como retrato da realidade nacional, expressão cultural, pesquisa de linguagem, expressão poética, contribuição artística ou técnica e construção narrativa. Também será concedido o prêmio de Destaque Pelo Voto do Público, apurado conforme votação da plateia presente ao festival.

 

Além das mostras competitivas, o evento também promove oficinas, laboratórios de roteiros e mostras paralelas. Para mais informações, acesse o site oficial do FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário.