Curso tem 3 anos de duração. Aprovados podem contar com subsídio da SAv/MinC para custeio dos estudos

EICTV

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Escola Internacional de Cinema e TV – EICTV, localizada em San Antonio de los Baños, em Cuba. A EICTV é uma organização não governamental que trata do projeto acadêmico mais importante da Fundação do Novo Cinema Latino-americano, e a cada ano recebe alunos de todas as partes do mundo para o curso regular de cinema e TV, selecionados por suas habilidades artísticas, potencial criativo e nível cultural. O prazo de inscrição para estudantes brasileiros é até 9 de março.

 

O curso, com duração de 3 anos, terá início em setembro deste ano e término em julho de 2016. No primeiro ano, é oferecida a modalidade polivalência, de introdução ao audiovisual. No segundo e terceiro anos, serão oferecidas 8 especializações diferentes: direção, produção, roteiro, fotografia, som, documentário, edição e TV e novas mídias – cada aluno poderá escolher apenas uma.  Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter idade entre 22 e 29 anos e domínio de espanhol. A inscrição pode ser feita no blog da EICTV, por meio do preenchimento da ficha de inscrição e envio, juntamente com outros documentos exigidos no regulamento, para o e-mail eictvbrasil@gmail.com.

 

O processo de seleção será divido em 2 etapas. A primeira conta com duas provas escritas – uma de conhecimentos gerais e outra correspondente à especialização escolhida pelo candidato. A segunda etapa consiste em entrevista oral. As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de março, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Belém (PA). No Brasil, serão selecionados de 4 a 6 candidatos, que irão integrar um grupo de 40 estudantes oriundos do mundo inteiro. A matrícula, para cada ano, custa 5 mil euros. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) subsidia parte deste valor, pagando os custos correspondentes ao segundo e ao terceiro ano, e parte do primeiro.

 

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a diversos benefícios, como hospedagem em quartos individuais, alimentação, material escolar. A EICTV também disponibiliza equipamentos para produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo. Para mais informações, acesse o blogEICTV Brasil, e veja também o site oficial da Escola Internacional de Cinema e TV (em espanhol).

 

FONTE: ANCINE