O festival acontecerá entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, no Rio de Janeiro

filmambiente

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Filmambiente – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, no Rio de Janeiro. O prazo de inscrição vai até o dia 10 de maio. Longas (duração mínima de 60 minutos) e curtas-metragens (duração máxima de 20 minutos) podem se inscrever nas mostras competitivas de filmes de ficção, documental, animação e experimental, desde que tenham temática ambiental – o tema desta edição será “Alimentos: de agrotóxicos e hormônios à nova economia verde”. Os filmes devem ter sido produzidos nos últimos dois anos e não podem estar disponíveis na internet.

Para se inscrever, o candidato deve fazer a inscrição online e enviar impressa a ficha de inscrição para o endereço que consta no regulamento. As inscrições são gratuitas. Os filmes selecionados serão divulgados em junho, no site oficial do evento.  Todos os filmes em português devem ser enviados junto com uma lista de diálogos minutada em inglês, assim como os filmes estrangeiros, que devem remeter a lista de diálogos em português. Também será necessário enviar cinco fotos da obra em alta resolução, foto do diretor, sinopse, ficha técnica, link para website e dois minutos de filme, que serão usados na divulgação do mesmo. Todas as informações devem ser encaminhadas pelo Wetransfer do festival.

 

O júri oficial escolherá o melhor filme de longa-metragem e melhor curta-metragem, e público definirá o melhor filme de júri popular. Todos os premiados receberão o premio Tainá. A RDJA (Rede Brasileira Jornalismo Ambiental) oferecerá o prêmio de Relevância Jornalística. O festival poderá ainda distribuir prêmios em dinheiro.

 

O Filmambiente – Festival Internacional do Audiovisual Ambiental reúne filmes nacionais e internacionais com o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta. O festival é membro da rede Green Film Network, que reúne os principais festivais de cinema com foco em questões ambientais de países como Itália, Portugal, Índia, Rússia, Estados Unidos e França. Para mais informações, acesse o site oficial doFilmambiente.