por Ancine

Filmes brasileiros que forem selecionados poderão se beneficiar do Programa de Apoio da ANCINE

locarno2013

Estão abertas até o dia 03 de junho as inscrições para a 66ª edição do Festival de Cinema de Locarno, que acontece na cidade suíça entre 7 e 17 de agosto. Para a Competição Internacional são aceitos filmes de ficção, documentário ou animação com duração mínima de 60 minutos. Os filmes precisam ter sido finalizados até um ano antes do início do festival e ser necessariamente inéditos fora de seus países de origem.

Além da competição principal, o evento também congrega uma série de sessões e competições paralelas, como a Cineastas do Presente (para primeiros ou segundos trabalhos de novos diretores), a Leopardos de Amanhã (competição específica para curtas e médias-metragens, com no máximo 40 minutos, feitos por cineastas ainda inéditos em longa) e a Sessão Piazza Grande (filmes com maior vocação comercial exibidos em tela gigante de 26m x 14m para um público de 8 mil pessoas ao ar livre).

O Leopardo de Ouro, concedido pelo Júri Internacional para o melhor filme, garante uma premiação de 90 mil francos suíços (CFH) a serem divididos entre o diretor e o produtor do filme. O festival também oferece um Leopardo de melhor direção com premiação de 30 mil francos suíços, leopardos para melhor ator e atriz e um Prêmio Especial do Júri. Há premiação em dinheiro também para os vencedores das categorias Cineastas do Presente, Leopardos de Amanhã e um leopardo para o melhor filme de estreia de um diretor. Para se informar sobre todos os prêmios e categorias, confira o regulamento completo (em inglês).

As inscrições são feitas diretamente pelo site do festival, onde os interessados precisam preencher um formulário de inscrição e pagar a taxa correspondente, que é de 100 francos suíços para longas e 30 francos suíços para filmes com até 40 minutos. Depois, é necessário enviar 3 DVDs pelo correio junto com o formulário impresso. No caso de curta-metragens, o processo pode ser simplificado, com o envio do filme pelo próprio site e o formulário via fax. Para informações mais detalhadas e os endereços para o envio dos filmes, clique aqui.

O Festival de Cinema de Locarno faz parte do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE. Para este evento, filmes brasileiros que forem selecionados para a Competição Internacional e para as mostras Cineastas do Presente ou Leopardos de Amanhã podem solicitar o apoio do tipo A, que inclui confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme. No ano passado, o programa viabilizou a presença de 85 filmes brasileiros em 43 festivais realizados em 21 países diferentes. Saiba mais sobre o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE e sobre o Festival de Cinema de Locarno.