por Ancine

Filmes selecionados para a Competição Internacional podem solicitar apoio à ANCINE

21 curtas

Estão abertas as inscrições para o 21º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que acontece em Portugal, entre os dias 6 e 14 de julho. O festival busca, para sua seleção, filmes de animação, documentário, experimental, ficção, infanto-juvenis ou vídeos musicais. Realizadores brasileiros que desejarem se inscrever no festival têm até o dia 2 de abril para fazê-lo. Filmes confirmados na Competição Internacional podem solicitar o apoio da ANCINE por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais. Para este evento, é possível solicitar à Agência o envio da cópia, além de auxílio financeiro. Saiba mais sobre o Programa aqui.

As obras inscritas devem ter sido produzidas no ano de 2012, e sua duração não deve ultrapassar 60 minutos. É indispensável o preenchimento completo do formulário online e o envio de uma cópia em DVD do filme, identificada com o número fornecido após a conclusão da inscrição. Todos os filmes inscritos no festival, selecionados ou não, participarão automaticamente do 17º Mercado de Curtas Metragens, dirigido exclusivamente aos profissionais convidados do Festival, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de julho. Como o Curtas Vila do Conde organiza extensões em outras cidades portuguesas, é necessário indicar a autorização da exibição posterior do filme na própria ficha de inscrição, bem como a permanência da cópia aos cuidados do festival até ao final do mês de julho.

Filmes na mostra Competitiva Internacional concorrem aos prêmios de Melhor Filme, Animação, Documentário e Ficção, além do prêmio do público. Já as categorias Experimental, Vídeos musicais e Curtinhas (filmes para crianças e jovens), que também aceitam filmes internacionais, têm suas próprias mostras competitivas. Acesse o regulamento para mais detalhes.

Além da exibição de filmes, o evento promove exposições, performances, workshops, shows musicais e festas, buscando a transversalidade com outras artes. Para mais informações sobre o 21º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, acesse o site oficial.