Festival aceita curtas-metragens, documentários em longa-metragem e primeiras obras de diretores, realizadas em 2012
GIFF

Estão abertas, até o dia 1º de maio, as inscrições para o Festival internacional de Cinema Guanajuato. O evento visa proporcionar um espaço para a exibição de filmes de qualidade, recompensando-os com materiais e equipamentos para apoiar a produção de mais filmes. Este ano, o festival chega à sua 16ª edição e acontece dos dias 19 a 28 de julho – entre 19 e 23 na cidade de San Miguel de Allende, e entre 24 e 28 na cidade de Guanajuato, ambas no México.

O festival se divide em seis categorias, todas competitivas: Curtas-metragens de Ficção, Curtas Experimentais, Curtas de Animação, Curtas Documentários, Longas-metragens de Documentário e Longas-metragens “Opera Prima”, ou seja, filmes de estreia dos realizadores. Para as categorias de curta-metragens, exige-se que a duração máxima das obras inscritas não ultrapasse os 30 minutos; os longas-metragens devem ter, no máximo, 120 minutos de duração; e para a categoria Opera Prima, é imprescindível que os filmes inscritos ainda não tenham sido distribuídos comercialmente e tenham sido finalizados no ano de 2012. Filmes brasileiros devem ser legendados em inglês ou espanhol.

A inscrição custa 25 dólares, que devem ser depositados na conta do festival. Não serão aceitos videos musicais, comerciais ou filmes com fins políticos, e não há restrições ao numero de produções inscritas por pessoa. A inscrição pode ser realizada inteiramente online, incluindo o envio do filme pelo site WithoutaBox.com. Para completar o processo, será necessário enviar, também pela internet, foto da obra em alta resolução, sinopse em inglês ou espanhol, biografia e foto do diretor, e ficha técnica. Consulte o regulamento para mais detalhes.

O Festival internacional de Cinema Guanajuato, que começou como um festival de curtas em 1998, também promove mostras itinerantes, mostras dedicadas a países convidados, conferências e um rally universitário, que convoca estudantes de universidades locais para produzirem curtas em 48 horas, durante o evento. Saiba mais no site oficial.