por Ancine

Evento busca longas-metragens e projetos com potencial de coprodução. Filmes na mostra competitiva podem solicitar o apoio da ANCINE

shangai2013

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai – SIFF, na China. O evento, que acontece entre os dias 15 e 23 de junho, busca filmes para exibição nas mostras Competitiva e Panorama Internacional, e projetos para o programa de pitching de coprodução. O Festival Internacional de Cinema de Xangai é um dos 77 eventos contemplados no Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais da ANCINE: filmes aceitos na Mostra Competitiva podem solicitar à Agência o apoio do tipo C (confecção de cópia legendada e envio de cópia). Saiba mais sobre o programa aqui.

Os regulamentos para inscrição de filmes no festival estão disponíveis mediante cadastro no site. Longas de ficção, finalizados a partir de junho de 2012, que tenham cópia 35mm ou link DCP e sejam inéditos fora de seu país de origem são elegíveis para a Mostra Competitiva. Já a mostra Panorama também aceita filmes finalizados a partir de janeiro de 2012, bem como animações ou documentários. A inscrição deve ser realizada online, e um DVD da obra legendada em inglês deve chegar à organização impreterivelmente até o dia 31 de março. Caso sua produção seja selecionada, o responsável pela inscrição deve providenciar o envio de stills do filme, uma foto do diretor, lista de diálogos em inglês, pôster e trailer, até a data indicada no regulamento.

A Mostra Competitiva premiará com a Taça de Ouro – prêmio oficial do festival – os vencedores nas categorias Melhor Filme de Ficção, Prêmio do Júri, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Fotografia e Artes (esta última categoria contemplará direção de arte, figurino, edição ou maquiagem). Já a mostra Panorama, não-competitiva, promete apresentar uma seleção diversificada, programando obras de diferentes gêneros, para diferentes gostos – de grandes sucessos comerciais até filmes independentes de baixo orçamento.

O Festival Internacional de Cinema de Xangai também aceita inscrições de projetos para o Co-FPC, programa de estímulo à coprodução que seleciona, anualmente, 25 projetos internacionais potencialmente atraentes para investidores e coprodutores chineses, levando em consideração critérios como qualidades comerciais, plano de negócios e afinidades com a cultura chinesa ou asiática. Confira os pré-requisitos no regulamento. O projeto com mais reuniões agendadas será considerado o “Projeto mais promissor para investimento”. O prazo para inscrições de projetos também é o dia 31 de março.

Além das exibições de filmes e do mercado de coprodução, o evento também promove palestras, seminários, debates e master classes, num esforço de promover o desenvolvimento da indústria local e de sua cooperação com o resto do mundo. Saiba mais sobre o Festival Internacional de Cinema de Xangai no site oficial.