por Ancine

Edital de incentivo à produção audiovisual por jovens negros entre 18 e 29 anos recebe inscrições até 25 de março

curta afirmativo

As inscrições no Edital de Apoio para Curta-Metragem – Curta-Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual foram prorrogadas até as 23h59 do dia 25 de março. O concurso, uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), tem o objetivo de valorizar e dar protagonismo à juventude negra na produção audiovisual e faz parte do conjunto de editais lançados pelo Ministério da Cultura voltados para criadores e produtores negros.

Com tema livre, as produções podem ser de ficção, documentário ou animação. Serão selecionados seis projetos de curta-metragem, com duração entre 10 e 15 minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros de 18 a 29 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por pessoas físicas, por meio do sistema online SalicWeb, cujo acesso é pelo site do Ministério da Cultura. Os projetos vencedores serão contemplados com R$ 100mil para sua realização. Acesse o edital e seus anexos para informações adicionais.

A comissão de seleção será composta por cinco membros, sendo dois representantes da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), um da Secretaria Nacional de Juventude e dois da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A avaliação levará em conta o caráter inovador da obra, a qualidade do roteiro, o plano de distribuição e amplitude do acesso, e a exequibilidade orçamentária.

Saiba mais sobre o Edital Curta Afirmativo no site da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail concurso.sav@cultura.gov.br.