Evento acontece na cidade de Montevidéu, entre os dias 23 de março e 6 de abril de 2013

cabezal

 

O Festival Internacional de Cinema do Uruguai (FCIU) acontece na cidade de Montevidéu, entre os dias de 23 de março e 6 de abril. O evento, que já chega à sua 31ª edição, busca reunir filmes de diversos formatos e linguagens com o intuito de promover a diversidade do cinema contemporâneo. O FCIU é também uma oportunidade para encontros e discussões de projetos regionais. O prazo para o recebimento do DVD e do formulário de inscrição pelos organizadores é dia 20 de dezembro.

O festival se divide em mostras competitivas, panoramas, focos e retrospectivas. Quanto às mostras competitivas, estas serão divididas entre mostras de longas-metragens (Internacional e Ibero-americana) e de curtas-metragens (Competitiva Internacional e competitiva Uruguaiana). Obras brasileiras podem participar das mostras internacionais e da ibero-americana de longas. Para concorrer aos prêmios, é necessário que os filmes tenham sido terminados a partir de janeiro de 2011, e sejam inéditos em território uruguaio. Saiba mais no regulamento.

As obras aceitas no Festival Internacional de Cinema do Uruguai (FCIU) estarão na disputa pelos seguintes prêmios: Melhor Longa-Metragem, Melhor Curta-Metragem, Prêmio Especial do Júri, Prêmio de Melhor Filme Ibero-americano e ao Prêmio de Público. O festival é organizado pela Cinemateca Uruguaia. Para saber mais, acesse o site da cinemateca.