Zoom h4n ou Tascam DR-40 – Qual o melhor gravador de áudio?

por Vini 

Nos últimos três anos, o gravador de áudio zoom H4N reinou supremo no cinema independente (DSLR), uma das razões foi a sua portabilidade. Antes disso, o Marantz PMD670 era a opção mais viável para quem procurava um gravador de vídeo portátil e “barato” (ele ainda custa mais de mil dólares). Hoje, perto das outras alternativas, pesando e medindo até quatro vezes mais,ele assemelha-se mais a um dinossauro.

A chegada do Zoom H4N foi parte da revolução digital juntamente com as câmeras DSLRs. Ele faz parte da história e pela sua versatilidade ele ainda faz parte do presente. Ao meu ver, um dos maiores atrativos do zoom H4N são as entradas XLR e a possibilidade de anexá-lo facilmente a vara de boom (para conexão de microfones shotgun), o que era impossível com o gravador da Marantz. Este mesmo suporte, usado para prendê-lo na vara de boom, também permite montar o gravador em tripés – para voice-overs (ADR) e instrumentos musicais – ou mesmo em cima da câmera, através de um adaptador sapata (hot-shoe), o que a princípio pode substituir a necessidade de adqurir um microfone (como o popular Rode VideoMic) para a sua câmera.

A pergunta, na verdade,não é apenas qual o “melhor”, mas qual melhor gravador de áudio de baixo custo que atenda todas as necessidades de nós, cineastas independentes de baixo orçamento – que daqui por diante chamarei de CIBO(s). Algumas dessas necessidades eu já mencionei acima como, entradas XLR para microfones shotgun e mobilidade (peso e tamanho). Outras são, entrada para microfone de lapela, microfones stereo embutidos, capacidade de memória alta ( e preferivelmente em cartões SD), controle de áudio e monitoramento, até pouco tempo não havia um competidor que oferecesse muitos desses Tributos além do Zoom H4N, ao menos não até o ano passado, quando a Tascam decidiu lançar o DR-40.

Não resta dúvidas que a Tascam tinha como objetivo abocanhar uma fatia deste mercado e concorrer diretamente com o Zoom H4N ao lançar o Tascam DR-40. Custando $100 dólares menos que a concorrência – quando introduzido no mercado, o gravador da Tascam tem todas as características essenciais que o Zoom H4n oferece – até mesmo suas mesmas dimensões – todas as características exceto uma, controle de volume independente para cada canal de áudio.

Este empecilho foi resolvido com uma atualização do firmware para o Tascam DR-40. Este update permite que o usuário ajuste o volume individualmente para cada canal. Por exemplo, um volume para o microfone shotgun e outro para o microfone de lapela (lavalier).

Alguns cineastas dizem que o H4N é mais comparável ao Tascam DR-100, mas discordo, o Tascam DR-40 oferece a mesma qualidade de som e todas as vantagens essenciais por quase a metade do preço.
Outras funções que são encontradas em ambos gravadores que valem ressaltar são, a capacidade de gravação automática quando o som atinge níveis pré determinados ( junto com pausa automática ) e os microfones condensadores (x-y, a-b) que gravam som stereo quando o som é originado apenas de um local.
Uma propriedade que pode ser relevante para você, que só o Zoom H4N possui, é a entrada para microfone stereo nas costas do aparelho – ao plugar o microfone o gravador automaticamente ignora os microfones internos. Resumindo, lado a lado, sem revelar o preço, o Zoom H4N é um pouco superior ao Tascam DR-40, mas quando o valor é levado em consideração, não resta dúvida, meu voto vai para o Tascam DR-40.

2 comentários sobre “Zoom h4n ou Tascam DR-40 – Qual o melhor gravador de áudio?

  1. Gostei muito da sua matéria. Se entendi bem o que li, ambos aceitam um mic de lapela de 3,5mm (mono) porém o zoom aceita um mic stereo? Isso?

  2. Nossa adotei a matéria, deixa eu ver se entendi: Tenho um mic de lapela mono, poderia usar esse mic em qualquer um desses aparelhos só que o zoom aceita um mic stereo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s