Como dirigir atores

por actor studios brasil

dirigir um filme é dar a direção. dirigir um filme é visualizar e comandar a construção de um universo, um tema, uma proposta e comandar tão claramente esta construção junto aos outros artistas que eles o transformam em algo com uma dimensão completamente nova e incontrolável.  dirigir passa portanto por dialogar com o diretor de fotografia, o diretor de arte, o produtor e, em especial, com os atores. um diretor que ignore a preparação e direção dos atores está deixando de lado uma das dimensões artísticas mais relevantes para a veracidade e beleza de uma obra cinematográfica.

dentro do método e da maneira que estudamos e ensinamos no actor studio sp brasil, atuar e dirigir atores são duas funções dentro de uma mesma equipe. é impossível atuar sem entender o ofício do diretor e vice-versa. o diretor está para o ator assim como o maestro está para a orquestra. da mesma forma que um maestro sabe perfeitamente identificar o que determinado músico deveria fazer para se alcançar o resultado desejado, ao diretor não pode  bastar simplesmente saber se a cena ‘funciona’ ou não. é preciso saber identificar em que ponto o ator está pecando e como dialogar com este ator para conseguir o que se quer sem que isto se torne algo mecânico, coreografado.  da mesma forma, um ator experiente não terá dificuldades em dialogar com outro ator orientando-o para a direção que visualiza para o filme.

em hollywood, não são poucos os atores que se aventuram, com sucesso, na direção de filmes. sean penn, clint eastwood, robert redford, denzel washington, jodie foster são só alguns dos nomes mais notórios, alguns sendo indicados ou até vencendo oscars de melhor direção.  seus filmes são quase sempre centrados na atuação, mas não por isso menos visualmente arrebatadores. talvez seja a ‘fome por participação criativa, a fome de arte’ que tommy lee jones (outro ator que se envereda pelos caminhos da direção) se referiu. talvez seja simplesmente a sensibilidade de grandes artistas, que já dominaram a técnica de atuação e que se valem da sensibilidade e experiência para interagir da mesma forma com os artistas das outras áreas.

quer ver mais filmes com diretores-atores? confira: ‘menina de ouro’ ou ‘sobre meninos e lobos’, ‘gran torino’ de clint eastwood, ou ‘na natureza selvagem’ de sean penn.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s