Roteiro – Arte de Contar Histórias

 

Abby Mann, roteirista do filme “O Julgamento de Nuremberg” e da série “Kojak”

Assim como o diretor, o roteirista é um dos principais alicerces para que uma obra cinematográfica aconteça de forma harmoniosa e com uma grande riqueza de detalhes. Afinal de contas, toda ideia do cineasta é passada para o papel neste momento. Isso se dá quando o roteirista transforma o que antes era apenas uma ideia em uma história, cabe a ele entender o que o cineasta quer passar ao público e repassar a informação de forma que se chegue ao resultado esperado.

Para ser um roteirista, além de muita vontade e determinação, é de suma importância que se goste de trabalhar com as palavras. As letras são as principais amigas de quem deseja atuar em tal função. É necessário ser entendido de forma simples, concisa e objetiva, sem metáforas ou determinadas expressões que podem ser compreendidas de forma diferenciada do que se quis dizer.

O processo para a elaboração de um roteiro deve acontecer de modo uniforme e harmonioso. O roteirista não deve e não pode fazer qualquer alteração sem a prévia autorização do diretor, o que pode haver é uma troca de informações e dicas que podem ser usadas para o roteiro final. Vale lembrar também que nem toda obra é falada, o que requer certa habilidade do roteirista. Uma vez que não se tem troca de informações por meio da fala, é necessário que o filme transcorra de forma clara e objetiva, cabe ao roteirista, nesse caso, se fazer ser entendido apenas pelo uso das imagens.

Por fim, é possível dizer que uma das principais funções do roteirista, senão a principal, é transformar o que antes era apenas uma ideia em uma história com começo, meio e fim, para que se torne uma obra de cinema que agrade tanto ao público quanto à crítica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s