Gênero Cinematográfico

 

Você com certeza gosta de algumas coisas e de outras não. Já pensou por quê gostar de arroz e não de feijão? Ou torcer para aquele time e não esse? Aquela cor, e não a outra? E nos quesitos música, futebol e cinema, você possui preferências? Isso ocorre pelo fato de seu gosto ser moldado por determinadas opiniões que provavelmente nem você saiba quais são. Para tais oscilações, nós, humanos, que adoramos fazer listas, inventamos uma classificação para os filmes, a qual chamamos de “Gêneros”.

Os filmes, como os animais, os livros e a música, são divididos em gêneros e subgêneros. Até aí tudo bem. O problema maior é que, assim como a literatura, o cinema, com o passar dos anos, foi misturando os gêneros para produzir tipos híbridos de histórias não contadas antes, prática essa que acabou comum e que fez surgir subgêneros que hoje em dia possuem uma vasta produção seguida nos moldes de suas matrizes. Mais ou menos como se alguém tivesse construído uma fôrma que com o passar do tempo foi utilizada novamente produzindo uma fita que não é a mesma, mas possui o mesmo formato.

Complicou? Vamos a um exemplo pra tentar explicar melhor: o gênero animação. O processo de realização de uma animação tem por origem uma diferença básica em relação aos outros gêneros cinematográficos. Ao invés de posicionar uma câmera com um filme dentro e disparar um rolo para gravar uma ação de dois atores reais em frente à câmera em uma sequência de fotogramas, cada fotograma é desenhado à mão, no computador, ou fotografado um a um, para apenas depois formar um movimento pela disposição desses fotogramas em sequência. Não são os atores que se movimentam para serem gravados no fotograma, mas a gravação individual e estática ganha na montagem esse movimento. Logo, o gênero animação difere dos outros por ter uma forma de criação inversa às outras. Porém, as diferenças de gêneros não se resumem apenas à forma de sua criação. Podem ser pelo número de personagens, pela diferença na trajetória do protagonista, pelo enredo, por se tratar deste ou daquele tipo de história, entre outras diferenciações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s